Crédito: Shutterstock
Com o intuito de melhorar e aumentar a interlocução entre jovens e educadores no universo escolar, o Instituto Porvir lançou, em setembro, o guia especial “Participação dos estudantes na Escola”. Disponível para consulta ou divulgação total ou parcial no portal da instituição (
http://porvir.org/especiais/participacao), o guia tem como objetivo servir de ferramenta para educadores e gestores.
Para tanto, dá tratamento ao material em linguagem visual dinâmica (talvez mais afeita aos jovens do que aos educadores) e procura responder à proposta inicial por meio da abordagem de alguns temas, como “o que é participação”, “por que é importante” e “como é possível promovê-la e quais as atitudes comuns que a limitam na escola”.
No que pode ser chamado de núcleo duro da publicação, o Porvir traz quatro etapas a serem trabalhadas para estimular a participação: escuta, escolha (de propostas dos jovens), coautoria (para o fomento à participação) e corresponsabilização.
Há, ainda, algumas informações que buscam dar contexto ao universo do jovem, abordando aspectos do desenvolvimento cerebral, autoconhecimento, além de iniciativas bem-sucedidas em escolas públicas brasileiras.
Leia mais:
http://www.revistaeducacao.com.br/quatro-experiencias-protagonismo-juvenil-escolas-publicas-e-particulares/
Autor
Redação revista Educação