NOTÍCIA

Formação Docente

A educação profissional e tecnológica e o ensino médio são temas de curso gratuito para educadores

A reforma do ensino médio traz mais desafios para os profissionais da educação. E, justamente para apoiar docentes, gestores escolares e profissionais de secretarias de Educação que o Itaú Educação e Trabalho (IET) desenvolveu um curso voltado ao quinto itinerário formativo do novo ensino médio: […]

Publicado em 28/02/2023

por Redação revista Educação

quinto-itinerario-novo-ensino-medio

A reforma do ensino médio traz mais desafios para os profissionais da educação. E, justamente para apoiar docentes, gestores escolares e profissionais de secretarias de Educação que o Itaú Educação e Trabalho (IET) desenvolveu um curso voltado ao quinto itinerário formativo do novo ensino médio: A educação profissional e tecnológica e o ensino médio, disponível gratuitamente no Polo, ambiente de formação do Itaú Social.


Leia também

Educação profissional: a sina do patinho feio

A quem interessa a morte da escola?


A iniciativa coloca no centro do debate o quinto itinerário formativo do ensino médio de formação técnica e profissional com o objetivo de difundir e valorizar a articulação entre educação e trabalho. Os profissionais da educação vão aprender sobre a mudança do ensino médio, ter acesso a documentos que traçam o panorama legal da EPT no Brasil e obter informações que tendem a ajudar no preparo e formação de competências e habilidades essenciais para que as juventudes construam seus projetos de vida.

O desafio do currículo

O curso também trata de conceitos como ‘aprender ao longo da vida (life long learning)’, que propõe a aprendizagem de forma contínua e permanente, com o entendimento de que os saberes são criados e transformados e todos precisam aprender a aprender.

Curso é online e conta com certificado
Foto: Shutterstock

“Uma das questões mais complexas para os profissionais de educação é como desenvolver um currículo pautado em competências e habilidades e que faça sentido para os estudantes. Por isso,  o curso oferece uma reflexão sobre o ensino médio e sobre a aprendizagem baseada no desenvolvimento de competências e habilidades. É um caminho de aprimoramento dos currículos da educação profissional e tecnológica e uma possibilidade de oferecer igualdade de oportunidades às juventudes brasileiras no desenvolvimento de seus potenciais e construção de um projeto de vida”, afirma Cacau Lopes, gerente de implementação e desenvolvimento do Itaú Educação e Trabalho.


Escute nosso podcast


No curso, cada aluno percorrerá a trajetória proposta no seu próprio ritmo, em seishoras de aulas totalmente online. Não é necessário ter conhecimento prévio sobre o tema para cursar a formação, que é gratuita e oferece um certificado de conclusão.

Sobre o curso voltado ao quinto itinerário formativo

Curso: A educação profissional e tecnológica e o ensino médio

Onde acessar: no ambiente de formação Polo, clicando aqui.

Quando começa: as seis horas de aula on-line já estão disponíveis na plataforma.

Quem pode participar: a formação é voltada, mas não restrita, a profissionais de educação. Não é preciso ter conhecimento prévio sobre o tema.

O curso é gratuito e oferece certificado de conclusão.

Leia também:

O que você precisa saber sobre a Política Nacional de Educação Digital

Articulação curricular para fortalecer a educação profissional


Autor

Redação revista Educação


Leia Formação Docente

competencias-digitais-professores

A urgência de desenvolver no professor competências digitais

+ Mais Informações
professores adjuntos

Professores adjuntos nos EUA são desvalorizados

+ Mais Informações
aprendizagem-socioemocional-adriana

Aprendizagem socioemocional, fundamental para a vida do professor

+ Mais Informações
Coordenadoras_formação

Educadoras brasileiras da rede pública participam de formação no Chile

+ Mais Informações

Mapa do Site