NOTÍCIA
A reforma do ensino médio traz mais desafios para os profissionais da educação. E, justamente para apoiar docentes, gestores escolares e profissionais de secretarias de Educação que o Itaú Educação e Trabalho (IET) desenvolveu um curso voltado ao quinto itinerário formativo do novo ensino médio: […]
A reforma do ensino médio traz mais desafios para os profissionais da educação. E, justamente para apoiar docentes, gestores escolares e profissionais de secretarias de Educação que o Itaú Educação e Trabalho (IET) desenvolveu um curso voltado ao quinto itinerário formativo do novo ensino médio: A educação profissional e tecnológica e o ensino médio, disponível gratuitamente no Polo, ambiente de formação do Itaú Social.
Leia também
–Educação profissional: a sina do patinho feio
–A quem interessa a morte da escola?
A iniciativa coloca no centro do debate o quinto itinerário formativo do ensino médio de formação técnica e profissional com o objetivo de difundir e valorizar a articulação entre educação e trabalho. Os profissionais da educação vão aprender sobre a mudança do ensino médio, ter acesso a documentos que traçam o panorama legal da EPT no Brasil e obter informações que tendem a ajudar no preparo e formação de competências e habilidades essenciais para que as juventudes construam seus projetos de vida.
O curso também trata de conceitos como ‘aprender ao longo da vida (life long learning)’, que propõe a aprendizagem de forma contínua e permanente, com o entendimento de que os saberes são criados e transformados e todos precisam aprender a aprender.
“Uma das questões mais complexas para os profissionais de educação é como desenvolver um currículo pautado em competências e habilidades e que faça sentido para os estudantes. Por isso, o curso oferece uma reflexão sobre o ensino médio e sobre a aprendizagem baseada no desenvolvimento de competências e habilidades. É um caminho de aprimoramento dos currículos da educação profissional e tecnológica e uma possibilidade de oferecer igualdade de oportunidades às juventudes brasileiras no desenvolvimento de seus potenciais e construção de um projeto de vida”, afirma Cacau Lopes, gerente de implementação e desenvolvimento do Itaú Educação e Trabalho.
No curso, cada aluno percorrerá a trajetória proposta no seu próprio ritmo, em seishoras de aulas totalmente online. Não é necessário ter conhecimento prévio sobre o tema para cursar a formação, que é gratuita e oferece um certificado de conclusão.
Curso: A educação profissional e tecnológica e o ensino médio
Onde acessar: no ambiente de formação Polo, clicando aqui.
Quando começa: as seis horas de aula on-line já estão disponíveis na plataforma.
Quem pode participar: a formação é voltada, mas não restrita, a profissionais de educação. Não é preciso ter conhecimento prévio sobre o tema.
O que você precisa saber sobre a Política Nacional de Educação Digital
Articulação curricular para fortalecer a educação profissional