NOTÍCIA

Exclusivo Assinantes

Impactos do Fies

Como as mudanças no programa de financiamento podem afetar a Educação Básica? Convidamos dois especialistas para pensar a questão sob diferentes aspectos

Publicado em 12/05/2015

por Redacao

O ano começou com diversas turbulências, sejam políticas, econômicas ou sociais e a política pública educacional não passou incólume. A “Pátria Educadora”, mote do segundo mandato da presidente Dilma Rousseff, ainda tenta se firmar em meio a diversos problemas. Em ano de ajuste fiscal e contenção de gastos, a educação se manteve nas manchetes e sob a atenção da mídia no primeiro trimestre de 2015. Entre os motivos, atraso no repasse de verbas do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), mudanças de regras e problemas técnicos na página de inscrição do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). No caso do Pronatec, escolas particulares que estavam sem repasses de recursos desde novembro de 2014 anunciaram a suspensão das aulas no final de março.
#R#
As mudanças do Fies, entretanto, são as que contêm maior potencial de impactos adjacentes. As novas regras foram publicadas por duas portarias no final de dezembro de 2014 (nº 21/2014 e nº 23/2014) e estão valendo desde o final de março. Elas incidiram tanto na relação do governo com as instituições de ensino superior, quanto com os alunos. No caso dos estudantes, a partir de agora é preciso comprovar rendimento acadêmico para ter acesso ao financiamento estudantil, o que antes não ocorria.

Para pleitear o crédito é preciso comprovar ter nota mínima de 450 pontos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e também não ter tirado zero na prova de redação. As regras e a nota de corte são as mesmas que já eram usadas para o acesso às bolsas do ProUni. Estão isentos à regra os professores do quadro permanente da rede pública matriculados em cursos de licenciatura, normal superior ou pedagogia.

A exigência de nota mínima para acesso ao Fies provocou polêmica. As instituições de ensino superior alegaram que a medida afeta mais diretamente os alunos da escola pública. Cálculo feito pelo Inep a pedido do jornal O Globo mostra que, dos 6,1 milhões de alunos que fizeram o Enem em 2014, 4,2 milhões atingiram 450 pontos ou mais, e não zeraram a redação. Isso significa que 68,3% dos estudantes cumprem a nota de corte que passará a ser exigida para acessar o Fies.

De qualquer forma, ainda resta a questão se o corte por nota não tira do sistema um perfil de aluno de baixa renda. E quais serão suas influências no currículo do ensino médio. Há o risco de redução curricular em função de revisões para suas provas? Para refletir sobre essas questões convidamos o professor da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, Ocimar Munhoz Alavarse, e o professor de ensino médio e doutor em Educação pela Universidade de São Paulo, Rodrigo Travitzki, para pensarem nos contínuos impactos do Enem na Educação Básica. Leia nos artigos das páginas seguintes.

Autor

Redacao


Leia Exclusivo Assinantes

Janela

Livro reúne crônicas de Rubem Braga em que meio ambiente é o personagem...

+ Mais Informações
shutterstock_313288676

Oito transformações recentes da língua portuguesa e como a escola deve...

+ Mais Informações
iStock_000013978039Large

Escassez de laboratórios de ciências nas escolas brasileiras limita...

+ Mais Informações
DSC_0018

Escolas oferecem disciplinas para facilitar ingresso em universidades...

+ Mais Informações

Mapa do Site