NOTÍCIA

Ensino Fundamental

Autor

Marina Kuzuyabu

Publicado em 14/07/2014

Escrever à mão ou no computador?

As crianças estimuladas a escrever à mão têm uma série de vantagens em comparação com aquelas que gastam mais tempo no computador, segundo um recente estudo concluído por pesquisadores do Collège de France, em Paris. Elas leem e aprendem mais rápido e se saem melhor […]

As crianças estimuladas a escrever à mão têm uma série de vantagens em comparação com aquelas que gastam mais tempo no computador, segundo um recente estudo concluído por pesquisadores do Collège de France, em Paris. Elas leem e aprendem mais rápido e se saem melhor em testes de criatividade e retenção de informações. “Quando escrevemos, um circuito neural único é ativado. E parece que esse circuito contribui de uma forma que nunca tínhamos constatado. O aprendizado se torna mais fácil”, declarou o psicólogo Stanislas Dehaene, que participou do levantamento. Os resultados são equivalentes ao de outro estudo, este realizado na Universidade de Indiana, em 2012. Crianças ainda não alfabetizadas foram solicitadas a desenhar letras e digitá-las no computador (apertando as teclas correspondentes no teclado). Por meio de ressonância magnética, verificou-se que a atividade cerebral era muito baixa quando elas estavam no computador, mas que, em contrapartida, quando elas tentavam reproduzir as letras à mão, três áreas
do cérebro eram ativadas.


Leia Ensino Fundamental

quadrinhos

Quais crianças os quadrinhos representam?

+ Mais Informações
shutterstock_388660666

Como é a transição do ensino fundamental 1 para o 2 nas escolas...

+ Mais Informações

Jogos podem auxiliar no aprendizado

+ Mais Informações

Whatsapp: estratégias para utilizar as novas mídias como aliadas do...

+ Mais Informações

Mapa do Site