NOTÍCIA
As crianças estimuladas a escrever à mão têm uma série de vantagens em comparação com aquelas que gastam mais tempo no computador, segundo um recente estudo concluído por pesquisadores do Collège de France, em Paris. Elas leem e aprendem mais rápido e se saem melhor […]
As crianças estimuladas a escrever à mão têm uma série de vantagens em comparação com aquelas que gastam mais tempo no computador, segundo um recente estudo concluído por pesquisadores do Collège de France, em Paris. Elas leem e aprendem mais rápido e se saem melhor em testes de criatividade e retenção de informações. “Quando escrevemos, um circuito neural único é ativado. E parece que esse circuito contribui de uma forma que nunca tínhamos constatado. O aprendizado se torna mais fácil”, declarou o psicólogo Stanislas Dehaene, que participou do levantamento. Os resultados são equivalentes ao de outro estudo, este realizado na Universidade de Indiana, em 2012. Crianças ainda não alfabetizadas foram solicitadas a desenhar letras e digitá-las no computador (apertando as teclas correspondentes no teclado). Por meio de ressonância magnética, verificou-se que a atividade cerebral era muito baixa quando elas estavam no computador, mas que, em contrapartida, quando elas tentavam reproduzir as letras à mão, três áreas
do cérebro eram ativadas.