NOTÍCIA

Carreira

Bandeira antiga

Apesar de ser lembrada como um "passado glorioso", a história da profissão docente no Brasil sempre foi atrelada à baixa remuneração

Publicado em 04/03/2013

por Amanda Cieglinski

CPDOC/ Arquivo Otávio Marcondes Ferraz (OMF)
Sala de aula em escola da Bahia, em 1949

Na história da profissão docente no Brasil, alguns períodos foram mais difíceis do que outros. Durante a ditadura militar, por exemplo, as condições de trabalho e os salários se tornaram precários. E os professores, silenciados pela repressão, perderam a possibilidade de se manifestar por melhores remunerações, como tinham feito seus colegas na década de 60.

Mas o fato é que a questão salarial “nunca foi pacífica”, como define a professora da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Rosario Lugli, especialista no tema e autora do livro Histórias da profissão docente no Brasil.

Só no site
> Quanto ganham os professores das redes públicas e particular em todos os estados brasileiros e o que dizem as redes estaduais que não cumprem a Lei do Piso

> Duas professoras falam sobre a valorização por meio do salário

> Entrevista: Secretária-adjunta da Educação do Rio Grande do Sul explica a “sinuca” pela qual passa a rede estadual gaúcha

Leia mais
> Quanto vale a valorização docente
#R#
“As pessoas costumam falar de um passado glorioso em que os professores eram valorizados e tinham bons salários. Mas a gente não encontra evidência de que isso existiu”, aponta a pesquisadora.

Na década de 40, ser professor do secundário – o que corresponderia aos anos finais do ensino fundamental e o médio – garantia um certo respeito social. Mas o status social não necessariamente se revertia em benefício financeiro, já que os professores desse nível eram profissionais de outras áreas que tinham o magistério como uma renda complementar.

Em meados da década de 50, um período de grande crescimento da inflação deixou os docentes em situação financeira ainda mais difícil e se intensificaram as queixas de que a remuneração não era suficiente para o sustento. “Até a década de 60 era muito tradicional que os filhos dos professores virassem professores, você tinha famílias inteiras na profissão. Um sinal de que as condições estavam difíceis é que a partir desse período isso começa a desaparecer porque a carreira não é mais atraente”, conta Rosario.

Após a ditadura, a década de 80 foi marcada pela precarização não só do salário, mas das condições de trabalho. Os professores voltaram a se mobilizar e as greves passaram a ocorrer todos os anos. A partir da redemocratização do país, o modelo de escola começa a mudar e as condições de trabalho também. A recuperação salarial tem um impulso importante a partir da década de 90, destaca Rosario, com as mudanças no financiamento que vão disponibilizar mais dinheiro para os estados e municípios.

Agora, com a Lei do Piso, a categoria vive um novo momento de luta para que as regras sejam cumpridas em mais uma nova tentativa de alcançar a sonhada valorização do professor. “Quando se fala em história não dá para falar em continuidade. São diferentes momentos e cada um deles tem uma característica. Agora, com a questão do piso é um novo problema”, comparando com outras dificuldades na carreira que os professores viveram em outros períodos.

Autor

Amanda Cieglinski


Leia Carreira

shutterstock_1898382646_2

O que você precisa saber sobre a Política Nacional de Educação Digital

+ Mais Informações
educacao-humanizadora

Por uma educação humanizadora

+ Mais Informações
Estudantes chegam para o primeiro dia de prova do Enem 2021.

Enem 2021: o mais branco e elitista dos últimos anos

+ Mais Informações
etec

Como é ser professor do ensino técnico em São Paulo

+ Mais Informações

Mapa do Site