NOTÍCIA
O programa global de cidadania corporativa da Samsung, Solve For Tomorow, está celebrando 10 anos na América Latina. Para comemorar, a marca reuniu estudantes e professores participantes de edições passadas de diversos países da região, representantes de governos da área de educação, entidades sociais, e […]
O programa global de cidadania corporativa da Samsung, Solve For Tomorow, está celebrando 10 anos na América Latina. Para comemorar, a marca reuniu estudantes e professores participantes de edições passadas de diversos países da região, representantes de governos da área de educação, entidades sociais, e executivos da empresa em um evento em Bogotá, na Colômbia.
Leia também
Programa global de cidadania da Samsung para escolas públicas anuncia finalistas
O encontro contou com atividades culturais, painéis sobre o Solve for Tomorrow e seu impacto na América Latina e histórias reais de alguns participantes, como o da jovem argentina Valentina Avetta, de 26 anos. Em 2016, a estudante utilizava insulina para tratar a diabetes e decidiu desenvolver um sensor termocrômico para detectar a perda da cadeia de frio da insulina biossintética, o que é essencial para manter a eficácia do medicamento, que não pode passar dos 30º graus quando aberto. Valentina venceu o programa com seu projeto, que se tornou sua tese na faculdade de engenharia.
Ao longo destes anos, o Solve for Tomorrow já impactou a vida de milhares de jovens latino-americanos de maneira transformadora. Mais de 311 mil estudantes tiveram a oportunidade de dar vida a projetos com potencial impacto em suas comunidades, com o apoio de mais de 41 mil professores, em mais de 22 mil escolas públicas da região.
No Brasil, o Solve For Tomorrow já envolveu 173 mil estudantes, mais de 36 mil professores, e mais de 6.600 mil escolas públicas. A iniciativa chegou ao país em 2014 e, na edição atual, registrou um aumento de 50,92% no número de alunos inscritos, em comparação ao ano anterior. A programação da edição atual é diversa, composta por webinars, workshops e mentorias para ajudar os participantes a alcançarem seus objetivos aplicando possíveis melhorias a seus projetos. Também em sua 10ª edição, a versão brasileira do programa está caminhando para a etapa final, com a abertura da votação do júri popular marcada para 16 de novembro.
Além de promover o encontro de jovens e professores impactados pelo programa, a Samsung anunciou uma novidade que vai beneficiar ainda mais pessoas: a plataforma Solve for Tomorrow Latam voltada a docentes, construída a partir das experiências práticas dos professores que já participaram do programa na América Latina ao longo desses 10 anos. Com o objetivo de reconhecer o trabalho dos educadores, a plataforma oferece referências pedagógicas criadas por professores e para professores, permitindo a troca de conhecimentos entre educadores de vários países.
A plataforma reúne um referencial teórico e prático sobre educação conectada com base nas experiências acumuladas de Solve For Tomorrow, incluindo todo o conhecimento e a inovação dos projetos desenvolvidos por estudantes e professores do programa.
“A plataforma ‘Solve for Tomorrow Latam’ é um convite para que professoras e professores exercitem o papel de mediadores do conhecimento, vivenciando na prática o currículo das diferentes áreas e compreendendo sistemicamente os desafios locais de suas comunidades. Entendemos que ao tangibilizar esses conteúdos de forma prática e acessível, ampliamos o alcance do programa para além dos projetos participantes. Essa é mais uma maneira que encontramos de beneficiar ainda mais professores, escolas e estudantes e, assim, potencializar a formação da próxima geração de líderes”, afirma Helvio Kanamaru, diretor de ESG e cidadania corporativa da Samsung Electronics América Latina.