Com transmissão online, gratuita e com certificado de participação, a Jornada Pedagógica da FTD Educação acontece amanhã, 27, das 8h30 às 12h, com a participação do doutor em educação, professor da Universidade de Lisboa e Embaixador de Portugal na UNESCO, António Nóvoa; do pesquisador e professor da Universidade de Sevilha (Espanha), Carlos Marcelo García; e do professor e membro do Conselho Nacional de Educação (CNE), Mozart Neves.
As inscrições gratuitas podem ser feitas no link: https://
Os palestrantes participarão do painel de abertura A formação permanente do professor no tempo presente e debater sobre o papel da formação no desenvolvimento intelectual, social e emocional dos profissionais do setor. Também apresentarão documentos e eixos que norteiam o processo de formação permanente no Brasil, na Espanha e em Portugal e as possíveis contribuições entre os países. Mozart Ramos falará sobre a BNC (Base Nacional Comum para Formação de Professores da Educação Básica) e a relação com o conhecimento, a prática e o engajamento dos professores.

Português António Nóvoa é um dos confirmados (foto: divulgação)
Outros temas importantes também serão abordados durante a Jornada Pedagógica da FTD, em workshops proferidos por especialistas, como: Diversidade, cultura e Inclusão; Autoconhecimento para inovar em educação; Desenvolvimento docente para as tecnologias digitais; e Implementação da BNCC do ensino médio.
“Vamos tratar da formação permanente do professor com uma abordagem mais profunda, não ficando restrita a fórmulas mágicas ou soluções pontuais e superficiais. Os palestrantes apresentarão estudos desenvolvidos na educação básica, evidenciando a importância do protagonismo do professor em seu plano de profissionalização, a necessidade de democratizar os caminhos e saberes, as estratégias de mentorias na formação permanente e a relevância de espaços colaborativos de construção do conhecimento”, reforça Ceciliany Alves Feitosa, diretora Educacional, Plataformas e Serviços da FTD Educação.
Leia também:
Boa formação docente inclui teoria e prática, mas também humanização e constância