Home Agenda III Congresso Inovação e Educação – on-line e gratuito

III Congresso Inovação e Educação – on-line e gratuito

Com o tema Educação para todos em tempos inquietos, o III Congresso Internacional de Educação e Inovação será realizado on-line e gratuitamente nas próximas terça e quarta-feira, 17 e 18 de novembro.

Com grandes convidados brasileiros e estrangeiros,  a programação foi dividida em quatro eixos que representam a importância e riqueza do cotidiano escolar: gestão, docência, participação e cultura.

Se inscreva https://www.congressoeducacaoinovacao.com.br/ e confira a agenda do II Congresso Inovação e Educação:

17/11

17h00, mesa 1 – eixo: gestão

Transformação digital: a importância de a escola respirar a cultura da tecnologia em todas as áreas. Qual a cara da escola que está renascendo?

Palestrantes

Emerson Bento, diretor de tecnologia educacional do Colégio Bandeirantes

Michel Eberhardt, fundador do Ifood e da edutech 2be Live

18h30 – Ensino híbrido e escola digital

A digitalização da educação faz com que modelos tradicionais sejam superados por atividades que prestigiam o protagonismo do aluno e sejam efetivamente significativas. O sucesso da retomada das aulas dependerá muito de estruturas educacionais inovadoras. Como estruturar o currículo de forma que haja conexão entre os vários elementos de um ensino híbrido efetivo será destaque neste painel.

Palestrante

Lúcia Rodrigues Alves, diretora acadêmica do Grupo Seven, educadora Google

19h15 – Narrativas conjuntas para uma escola integrada: como transformar aulas em contação de histórias e se divertir muito!

O século 21 e o tempo das narrativas. Transformar as aulas em contações de história envolvendo dilemas éticos, reflexões conceituais, sentimentos e emoções coloca toda a educação em um campo de formação integral em busca da compreensão de fenômenos complexos. Prosear sobre esse emergente tema é fundamental para buscar soluções originais para o mundo contemporâneo.

Palestrante

Miguel Thompson, presidente do conselho editorial da Plataforma Educação e diretor acadêmico da Fundação Santillana

20h, mesa 2 – eixo: docência

Currículos inovadores para tempos inquietos.

Palestrantes

Cristina Tempesta, diretora pedagógica do Grupo Atmo

Heloísa Mesquita, fundadora da consultoria Diferente

Dia 18/11 

17h, mesa 3 – eixo: participação

Novos modelos de participação da família e estudantes na cultura escolar.

Palestrantes

Adriana Dequech, Fundadora do Pausa em Prosa

Tatiana Klix, editora do site PorVir e fundadora do Quero na Escola

18h30, Curtir e compartilhar ideias para além das redes sociais – uma proposta de afetividade para a sala de aula.

O Instituto Federal do Paraná – campus de Jacarezinho, desde 2013, vem alterando sua metodologia de trabalho com os estudantes do ensino médio integrado. Alteração dos espaços de trabalho, organização do tempo e do currículo, bem como propostas de tutoria aos estudantes têm sido realizados na proposta metodológica da instituição, o que vem gerando reconhecimento em âmbito nacional. A proposta dessa conferência é dialogar com o eixo códigos e linguagens, buscando problematizar o que se lê e produz em rede na internet e quais sãos os efeitos que as linguagens produzidas no contexto virtual podem trazer para a vida dos estudantes.

Palestrante

Sergio Vale da Paixão, professor do Instituto Federal do Paraná – campus de Jacarezinho e coordenador institucional  IFPR do programa de residência pedagógica

19h15, a confirmar

20h, mesa 4 – eixo: transformação (tradução simultânea)

Aprender para inspirar. Como outros países têm encarado os desafios de uma educação de qualidade para todos? Experiências de Singapura e Estados Unidos.

Palestrantes

Low Ee Ling, reitora no Instituto Nacional de Educação (NIE), Universidade Tecnológica de Nanyang (NTU), Singapura

Sherri Hope Culver,  professora e diretora do Centro de Alfabetização Midiática Literacia em Mídia e Informação na Temple University, Filadéfia, EUA

congresso inovação educação

Leia também:

José Pacheco: em uma aula nada se aprende. É preciso partir para a nova educação

Envie um comentário

Your email address will not be published.